O papel dos esportes eletrônicos no setor de jogos

Sumário

Por muitos anos, se você quisesse ganhar dinheiro jogando jogos pessoalmente ou on-line, precisaria visitar um cassino tradicional ou on-line. No entanto, hoje existem dezenas de jogos com cenas de esportes eletrônicos que oferecem aos jogadores de todo o mundo a oportunidade de ganhar dinheiro, além de carreiras potencialmente lucrativas.

Talvez você esteja se perguntando: “O que são esportes eletrônicos?” Eles são o próximo nível de torneios competitivos de videogame. Os esportes eletrônicos tiram o hobby dos videogames competitivos de pequenos locais com dezenas de espectadores e colocam os eventos em arenas enormes, com milhares de pessoas assistindo pessoalmente e ainda mais assistindo on-line em todo o mundo.

Visite Voj8 e jogue jogos de casino a dinheiro real

A ascensão dos esportes eletrônicos na década de 1990 e no início dos anos 2000

Não importa o jogo, sempre houve pessoas que quiseram levar suas habilidades para o próximo nível e mostrar ao mundo que eram as melhores. Os primeiros a adotar os videogames competitivos foram os criadores de tendências do que se tornaria uma potência global de entretenimento, sendo que muitos desses primeiros jogadores eram tão dedicados quanto muitos aspirantes a atletas profissionais. Eles passavam horas dominando seus jogos favoritos e competindo com outros jogadores em pequenas competições.

À medida que os jogos se tornaram mais populares e perderam a imagem de “apenas para nerds”, o cenário competitivo de muitos videogames em meados e no final da década de 1990 cresceu cada vez mais. Mesmo que não tivessem adotado a palavra “e-sports“, torneios como o Nintendo World Championships, o Red Annihilation Quake Tournament (que viu um sortudo vencedor sair com uma Ferrari) e a Korea StarCraft League lançaram as bases para o que viria a ser o setor de e-sports atual.

Explodindo para o mainstream na década de 2010

Durante a década de 1990, havia muitas centenas de videogames, todos tentando chamar a atenção (e o dinheiro) dos jogadores de todo o mundo. Entretanto, há alguns títulos que surgiram no final da década de 1990 e no início dos anos 2000 que explodiram em popularidade e levaram os jogos competitivos a um nível totalmente diferente.

Quer se trate de jogos de luta um contra um, jogos de estratégia baseados em equipes ou jogos de tiro baseados em esquadrões, todas essas experiências têm uma coisa em comum: todas elas se concentram no jogo competitivo contra outros jogadores. Esses jogos competitivos e franquias de jogos incluem:

  • Call of Duty
  • Counter-Strike
  • Dota 2
  • Halo
  • League of Legends
  • StarCraft
  • Street Fighter
  • Tekken

Outro fator importante que ajudou a maioria desses títulos (excluindo os primeiros jogos de luta) é que eles também ofereciam jogo on-line, o que facilitava a competição entre as pessoas. Bastava fazer o login e começar a jogar. A disponibilidade digital ajudou a expor milhares de jogadores a um mundo totalmente novo de jogos que antes só era acessível aos jogadores mais dedicados e despertou em muitos o desejo de vencer.

À medida que os jogos competitivos e o cenário de e-sports cresciam, não era incomum que um torneio de e-sports oferecesse não apenas centenas de milhares, mas milhões de dólares em prêmios em dinheiro. Com tanto em jogo, muitos começaram a competir com a esperança de conquistar parte da glória e do prêmio em dinheiro.

O futuro dos esportes eletrônicos após 2020

Embora não haja dúvida de que os esportes eletrônicos explodiram na década de 2010, parece que a bolha pode ter estourado. Em 2023, várias grandes equipes e organizações de e-sports, como FaZe Clan, 100 Thieves, The Guard, Immortals, OpTic Gaming e muitas outras, anunciaram que estavam reestruturando ou demitindo funcionários.

Após cerca de uma década de investimentos rápidos, parece que uma abordagem mais avessa a riscos financeiros nos esportes eletrônicos está se tornando a norma. Isso provavelmente se deve a vários problemas, incluindo a perda de confiança dos investidores, o fato de os patrocinadores não verem retornos adequados e o excesso de contratações, que afetam o resultado final da organização de e-sports.

No entanto, os jogadores não devem perder a esperança. Embora o espaço competitivo possa ter sido um pouco abalado, o setor de e-sports está longe de estar morto. Como em muitas outras tendências do setor de jogos, as coisas provavelmente voltarão a um nível mais sustentável, com menos jogos de alta qualidade dominando o espaço dos e-sports.

Afinal de contas, muitos jogadores mais antigos se lembrarão de como o setor de jogos foi abalado em seu âmago em 1983, com muitos acreditando que o setor estava basicamente acabado depois que a Atari implodiu. Mas hoje, o setor continua como um gigante de R$ 250 bilhões, trazendo diversão, emoção e, sim, milhares de dólares em prêmios em dinheiro para jogadores dedicados em todo o mundo.

Leia mais artigos relacionados a cassinos