Ritalina: O segredo sujo do pôquer e dos eSports

Sumário

Treino e descanso não são mais suficientes. Se estiver tentando melhorar as notas das provas, sua concentração no trabalho ou seu desempenho em um jogo (ao vivo ou presencial), agora existem medicamentos que melhoram suas habilidades cognitivas.

Ou que dizem melhorar, pelo menos.

Embora ainda não se saiba exatamente como elas podem realmente melhorar seu desempenho, muitos jogadores de e-sports, pôquer e outros jogos que exigem muito da capacidade cognitiva estão fazendo suas próprias pesquisas práticas com esses tipos de drogas “inteligentes”.

E, pelo menos por enquanto, eles têm liberdade para fazer experiências sem repercussões. Falaremos mais sobre isso aqui no Voj8 Casino.

O que é a Ritalina e como ela pode ajudar nos jogos

O metilfenidato, mais conhecido como Ritalina, é um psicoestimulante comumente prescrito para pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Além de melhorar a atenção e evitar a fadiga, também é um dos favoritos dos estudantes universitários que querem se preparar para as provas, dos adultos que precisam manter o foco em trabalhos enfadonhos e, supostamente, dos jogadores que querem aprimorar suas capacidades cognitivas.

A box of 10mg ritalin tablets

 

Image Credit: childrenshospital.org

Um estudo recente comparou os efeitos da Ritalina, do modafinil, um medicamento para manter a vigília, e da cafeína nas habilidades de 40 jogadores de xadrez classificados em torneios.

Ao longo de um mês, cada jogador jogou 80 partidas contra um computador depois de receber uma dessas três substâncias ou um placebo. Aqueles que tomaram apenas o placebo venceram 51% dos jogos, enquanto os que tomaram Ritalina venceram 54,1% das vezes, menos de 1% atrás das outras duas substâncias.

No xadrez, essa diferença de aproximadamente 3% pode representar uma diferença de cerca de 1.500 pontos na classificação do torneio.

No entanto, a pesquisa destacou uma limitação do uso da Ritalina: os jogos que tiveram problemas com o limite de tempo tiveram maior probabilidade de serem perdidos pelos jogadores que tomaram Ritalina, em comparação com os que não usaram nenhuma substância. Isso sugere que a droga não foi útil em situações em que o gerenciamento do tempo era fundamental.

A list of prohibited substances for Olympic sports

 

Image Credit: canadianmmalawblog.com

Outras pesquisas validam ainda mais que a Ritalina, o modafinil e drogas similares podem afetar o desempenho cognitivo, assim como a colocação dessas drogas na Lista de Substâncias Proibidas da WADA. Essa é uma lista de substâncias proibidas e testadas em esportes olímpicos (e outros que usam um programa de teste de drogas baseado na WADA).

Não é difícil imaginar, então, por que e como o uso de Ritalina seria comum em atividades cognitivamente exigentes, como eSports e pôquer, e alguns participantes de alto nível até admitiram isso abertamente.

Prevalência nos eSports e no pôquer

Em 2014, um membro do setor causou polêmica ao escrever que o doping por meio do uso de drogas como Ritalina, Piracetam e Propranolol era comum nos esportes eletrônicos.

Menos de um ano depois, o profissional de Counter-Strike: GO, Kory “SEMPHIS” Friesen admitiu em uma entrevista que ele e seus colegas de equipe estavam “todos sob o efeito de adderall” durante um torneio de US$ 250.000.

Uma reportagem da ESPN Outside the Lines fez afirmações semelhantes sobre o circuito competitivo de Halo.

An eSports player who claimed to have used adderall during a tournament

Image Credit: gameranx.com

Os comentários de Friesen desencadearam uma parceria entre a Esports Integrity Coalition (ESIC) e a Electronic Sports League (ESL) para começar a testar a saliva dos jogadores durante os torneios de Counter-Strike: Global Offensive, Dota 2, League of Legends e torneios de StarCraft 2.

Após 200 testes em cerca de 18 meses, não houve um único resultado positivo, o que levou o Comissário de Integridade da Esports Integrity Coalition (ESIC), Ian Smith, a comentar que o doping em esportes eletrônicos de alto nível provavelmente não é tão prevalente quanto parece.

“Não tenho nenhuma evidência de abuso no topo dos esportes eletrônicos profissionais”, diz Smith. “É possível que as pessoas estejam tentando abusar [de substâncias como a Ritalina] nos níveis médio e inferior dos esportes eletrônicos, mas isso é pura especulação.”

A photo of Phil Hellmuth, one of the most decorated poker players

 

Image Credit: calvinayre.com

No pôquer, as evidências do uso de Ritalina (e drogas similares) são igualmente anedóticas.

O profissional de pôquer Paul Phillips atribui grande parte de seu sucesso (um título do World Poker Tour e mais de US$ 2,3 milhões em ganhos) ao uso de drogas.

Phil Hellmuth, lenda e membro do Hall da Fama do Pôquer, também foi citado dizendo que muitos jogadores de pôquer bem-sucedidos tomam drogas que “melhoram o cérebro” (ou até mesmo drogas mais intensas).

Regulamentação e testes

Embora a ESL tenha adotado rapidamente o código antidoping da ESIC (vagamente baseado no da WADA), nenhuma das outras grandes organizações de eSports o fez, ou o adotaram, mas não implantaram um programa de teste real devido ao custo.

De acordo com Smith, “as regulamentações já são boas, só precisamos que mais organizadores e editores de torneios de eSports as adotem e comecem a fazer testes de controle de doping nos eventos”.

No entanto, uma limitação dos testes em competições é justamente essa: o jogador sabe quando poderá ser testado em seguida. Isso permite que eles ainda usem Ritalina e substâncias semelhantes (que são metabolizadas pelo corpo muito mais rapidamente do que, por exemplo, esteroides) entre os torneios, o que significa a capacidade de praticar por mais tempo e com mais intensidade do que alguém que não esteja tomando a medicação.

Por outro lado, os atletas de nível olímpico estão sujeitos a testes fora de competição em suas casas, escolas ou trabalho, 365 dias por ano.

A photo of Doping Control staff at a live sporting event

 

Image Credit: vinogradovcoach.blogspot.jp

Para aqueles que recebem prescrição de medicamentos como Adderall, os jogadores podem obter o que é chamado de isenção de uso terapêutico (TUE).

Essencialmente, trata-se de uma solicitação do atleta e de seu médico à organização de testes que diz “ei, este jogador precisa deste medicamento para funcionar normalmente e não o está tomando para obter qualquer tipo de vantagem injusta”.

Se aprovada, a TUE é registrada no arquivo do atleta e ele não é testado para essa substância como os outros jogadores.

Para aqueles que forem pegos e não tiverem uma TUE, as possíveis punições de acordo com o livro de regras da ESL incluem pontos de penalidade, desqualificação da equipe e banimento do jogador para os infratores da primeira vez.

Os infratores reincidentes podem ser punidos com o banimento vitalício do jogador e multas de até 100% do prêmio em dinheiro do evento.

No pôquer, um jogo que praticamente nasceu em salões de festas com muita bebida, não houve nenhum movimento real para policiar o uso de drogas por seus jogadores.

No jogo on-line, os desafios são óbvios. E, assim como os desafios que os eSports estão enfrentando ao tentar fazer com que suas diversas ligas principais sigam os mesmos padrões de teste, fazer com que os diversos circuitos de pôquer se reúnam e cheguem a um acordo sobre as melhores políticas e práticas seria uma tarefa difícil.

Olhando para o futuro

Os eSports estão programados para serem incluídos como um esporte de demonstração nos Jogos Asiáticos de 2018 e, em seguida, como um evento de medalha na iteração de 2022. Todos os atletas desses jogos estarão sujeitos a testes de drogas e, a menos que outro grande torneio de eSports os supere, esse será o primeiro evento com testes de drogas baseados na WADA.

Também poderá ser o primeiro caso em que os jogadores de eSports estarão sujeitos a testes de drogas fora da competição nos dias, semanas ou meses que antecedem a competição.

O pôquer, pelo menos por enquanto, não parece precisar ou querer exposição em eventos multiesportivos internacionais.

No entanto, se chegar o dia em que o uso de drogas se tornar tão desenfreado a ponto de as pessoas começarem a questionar a legitimidade das habilidades dos melhores jogadores de pôquer, a WSOP poderá querer contratar uma organização antidoping para testar suas estrelas (assim como o UFC fez com a USADA).

Se qualquer um dos esportes quiser se legitimar e eventualmente alcançar um lugar no Santo Graal da competição, é melhor começar a levar os testes a sério: para que um esporte seja admitido nas Olimpíadas, um dos requisitos é o teste antidoping.

Mas, por enquanto, a maioria dos testes que estão sendo feitos no pôquer e nos esportes eletrônicos é apenas para satisfazer a paciência de seus fãs e patrocinadores.

Conclusão

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Perguntas frequentes

Em 757 partidas jogadas sob a influência de Ritalina, os jogadores ganharam 54,1% dos jogos. Sob o efeito da cafeína, os jogadores triunfaram em 54,3% dos 760 jogos. Em 763 jogos, o modafinil aumentou as taxas de vitória dos jogadores para 55,1%. No geral, isso representa uma melhoria de desempenho de 6% a 8% em relação ao placebo.

A forma mais predominante de doping nos esportes eletrônicos envolve o uso de estimulantes como Adderall, anfetaminas e dexanfetamina. Essas substâncias são favorecidas por sua capacidade de melhorar as reações e a concentração dos jogadores – habilidades cruciais para o sucesso em jogos competitivos.